Retomada de obras em 2020 ajudaria a aquecer o mercado de seguros

Em matéria publicada em 30 de julho, assinada pela jornalista Isabela Bolzani, o DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços) destaca que os seguros de grandes riscos devem viver um novo período de crescimento em 2020 com novos projetos de infraestrutura e maior demanda das empresas – fatores que seriam impulsionados com a aprovação da reforma da Previdência Social, hoje tramitando no Senado.

Os especialistas ouvidos pelo Diário apontam que os produtos com maiores chances de crescimento incluem seguros como o Garantia, Responsabilidade Civil e Riscos de Engenharia. Dados recentes divulgados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) mostram o crescimento de alguns desses setores já em 2019. Riscos de Engenharia, por exemplo, teve um avanço de 151,6% no volume em prêmios diretos em maio, comparado ao mesmo período de 2018. Já as apólices de D&O cresceram 73,9% na mesma comparação e os seguros multirriscos empresariais, 13,2%.

Em artigo para a revista Insurance Corp, publicado no início deste ano, o diretor da Alfa Real, Edmur de Almeida, citou a importância da nova lei de licitações: “O seguro garantia tem um papel fundamental no contexto da nova lei, pois viabiliza a conclusão de obras importantes para o Brasil, como escolas, hospitais, estradas, portos, aeroportos, ferrovias e hidrelétricas.”

No mesmo artigo, Edmur já citava a importância da retomada das grandes obras para o desenvolvimento do País: “O novo governo precisa implementar uma série de medidas para conter o déficit público e promover a retomada do crescimento econômico. Tais medidas contribuirão para confirmar o discurso desenvolvimentista de campanha e mostrar aos investidores que terão o ambiente necessário para a contrapartida privada. Ele apontava a nova lei de licitações e contratos da administração pública como umas das medidas importantes, uma vez que boa parte do PIB brasileiro advém dos gastos e investimentos públicos.

Posts Relacionados

Solicite uma proposta

(exclusivo para empresas)

       * Campos obrigatórios
       ** Com o CNPJ, o seu atendimento será agilizado


     

    Quer saber mais sobre o mercado de seguros?

    Deixe o seu email com a gente.

      Novidades no blog:

      Por que o Seguro Garantia não cobre riscos cobertos por outros ramos ou modalidades de seguro?
      13 de abril de 2022
      Seguros para usinas fotovoltaicas exigem atenção às cláusulas referentes à cobertura de perda de aluguel
      22 de março de 2021
      Como funciona o Seguro de Perda de Lucro (lucros cessantes) para geração distribuída?
      24 de novembro de 2020
      Solicite uma Proposta