CLOSE

Brasil supera a marca de 100 mil conexões de Geração Distribuída

Segundo dados compilados pela ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), o Brasil registra hoje mais de 100 mil sistemas de geração distribuída de energia, entre modelos de micro e minigeração – o que impacta mais de 130 mil unidades consumidoras, entre edifícios comerciais, instalações industriais de pequeno e médio portes e residências.

Atualmente, o País tem uma potência instalada de 1,2 GW, sendo que Minas Gerais é o estado que concentra o maior número de conexões de geração distribuída (22 mil), seguido por São Paulo (17 mil) e Rio Grande do Sul (15 mil). Juntos, eles lideram a geração de energia nessa modalidade.

Em entrevista ao Canal Energia, o presidente da ABGD, Carlos Evangelista, destacou que a expansão do setor é uma tendência mundial que o Brasil vem tentando acompanhar. No entanto, diz ele, “a geração distribuída ainda é pouco difundida no País; não chega a 0,15% da matriz elétrica”. Entre os benefícios da Geração Distribuída, Carlos destaca os benefícios ambientais devido à utilização de fontes renováveis, como energia solar, geração de empregos qualificados e economia na conta de luz.

Demanda por Seguros para Sistemas Fotovoltaicos

O diretor da Alfa Real, Edmur de Almeida, avalia: “O mercado de Geração Distribuída é novo no Brasil e tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Como qualquer atividade em desenvolvimento, a gestão de riscos e a política de contratação de seguros serão construídas paulatinamente.”

Os Seguros para Sistemas Fotovoltaicos estão entre as especialidades da Alfa Real, cuja equipe tem buscado conhecimento sobre esse mercado. A corretora já realizou reuniões com várias seguradoras buscando contribuir para a montagem de pacotes customizados que garantam a proteção de toda a cadeia de geração distribuída, como transporte, instalação e operação. Mais detalhes em: https://alfareal.com.br/sistema-fotovoltaicos.

Tema será discutido no 4º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Centro de Convenção de Olinda (PE) será palco do 4º CBGD (Congresso Brasileiro de Geração Distribuída), promovido pela ABGD. Assim como em 2018, a Alfa Real será um dos patrocinadores do evento.

Posts Relacionados

Solicite uma proposta

(exclusivo para empresas)

   * Campos obrigatórios
   ** Com o CNPJ, o seu atendimento será agilizado

 

Quer saber mais sobre o mercado de seguros?

Deixe o seu email com a gente.

Novidades no blog:

CNseg e FenSeg lançam e-books orientativos sobre seguros
23 de outubro de 2019
ANEEL: mais rigor nas condições para a execução de garantias de fiel cumprimento
6 de setembro de 2019
Retomada de obras em 2020 ajudaria a aquecer o mercado de seguros
14 de agosto de 2019
Solicite uma Proposta