ANSP desenvolve pesquisa para ouvir clientes do seguro garantia

A ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) está realizando uma pesquisa para identificar o nível de conhecimento das empresas públicas e privadas sobre o seguro garantia. A iniciativa está sob a responsabilidade da Cátedra de Seguro de Danos – Riscos Financeiros da entidade, a qual tenho a honra de coordenar desde 2008. As cátedras são núcleos de estudos permanentes que abordam cientificamente todos os temas pertinentes a seguros, previdência complementar, capitalização e atividades correlatas. Elas têm a missão de desenvolver as instituições da área de seguros por meio não apenas de pesquisas, mas também de estudos, eventos e artigos, entre outras ferramentas.

No caso do seguro garantia, temos convicção de que é um instrumento fundamental para que obras, bens e serviços sejam entregues exatamente de acordo com as especificações do contrato. Por isso, tem sido bastante utilizado pela administração pública, especialmente em leilões e concorrências de agências reguladoras como Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis), Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). No entanto, sabemos que o seu potencial ainda não está totalmente explorado e a pesquisa vai nos ajudar a entender os motivos para isso.

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A partir dos resultados obtidos, vamos elaborar um plano de ações que contribua para ampliar o conhecimento dos segurados e melhorar as características desse produto. Nesse trabalho, queremos envolver entidades de classe do mercado e a Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Um fator-chave para o sucesso da pesquisa é a sua divulgação por seguradoras, resseguradoras e corretoras. Quanto maior o número de respondentes, melhores são as chances de aperfeiçoamento do seguro garantia. A pesquisa é composta de 10 perguntas e o participante pode se identificar ou optar pelo anonimato. A intenção é que o levantamento seja permanente e, de tempos em tempos, a ANSP irá compilar os resultados e divulgá-los para o mercado.

Veja o vídeo produzido para o lançamento da pesquisa.

 

Participe da pesquisa clicando aqui

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