A maioria dos setores industriais necessita de capital intensivo em seu processo produtivo, pois o custo de matérias-primas, peças, componentes e insumos é bastante alto. Ou seja, é preciso ter recursos financeiros consideráveis antes de colocar as encomendas dos clientes na linha de produção. Para obtê-los, há três alternativas:
Poucas empresas podem investir seus próprios recursos sem que isso afete o pagamento de outras despesas. Já o crédito bancário apresenta um custo proibitivo, especialmente em épocas de crise econômica. A saída, então, é buscar adiantamento com os clientes que têm disponibilidade financeira. No entanto, as empresas não podem adiantar dinheiro sem receber a garantia correspondente.
É aí que entra o Seguro Garantia de Adiantamento de Pagamento – muito mais acessível e barato do que a fiança bancária. Além disso, é preciso aplicar no banco um valor normalmente igual ao da fiança. Já o empréstimo bancário custa aproximadamente 2,5% ao mês (cerca de 34% ao ano). Além disso, ao contrário do seguro garantia, é preciso pagar IOF.